

Empreendedor por Spin-Off
Essa forma de desenvolvimento empreendedor teve sua origem na França e vem sendo explorada em nível mundial.Os conceitos desenvolvidos neste ramo de trabalho estão baseados em diversos tipos de estudo,vou explicar melhor logo abaixo.
De forma simples,o spin-off de várias empresas pode ser concebido como um conjunto de atividades implementadas por uma empresa,a fim de ajudar um de seus assalariados,um de seus aposentados ou um grupo de empregados ou aposentados interessados em criar uma nova empresa.
A empresa pode estar na condição de fornecedor,como a PPA,outra formatação é a nova empresa atuar na condição de cliente,adquirindo matéria-prima e fabricando produtos para o mercado,esse modelo pode nascer e crescer com a estrutura de uma incubadora.
Com isso essa nova categoria de formação de empreendedores usa de certa forma dois conceitos:
1-Empresa mãe,apoiando um empregado com um conjunto de atividades,variáveis de um contexto a outro,mas que comportam,frequentemente,uma ajuda técnica,aconselhamento de negócios,direção e gestão e,ás vezes,suporte financeiro.
2-Empresa derivada ou spin-off,ou seja,a empresa que se beneficiou de um apoio de parte de sua empresa de origem.
Dessa forma,tem-se o criador,aquele que inicia o projeto de criação de um futuro empresário,persuadindo para que a empresa de origem assuma a condição de empresa-mãe,por sua participação na criação de empresas,a empresa-mãe contribui para o desenvolvimento de competências empresariais em sua própria empresa,para o crescimento econômico ou ainda para desenvolver empregos em sua região.
O Spin-Off pode ser uma poderosa alavanca de dinamização dos recursos humanos no interior da empresa-mãe e de desenvolvimento econômico no exterior.
COMO VANTAGENS PARA A EMPRESA-MÃE PODEM SER RESSALTADAS.
1-Melhor posição para reagir ás turbulências ambientais.
2-Concentração dos recursos sobre as atividades de maior valor agregado.
3-Exploração de produtos,tecnologias e outros ativos inativos.
4-Expansão do rol de produtos e serviços ofertados.
5-Exploração de novos mercados.
6-Compartilhamento dos riscos.
7-Crescimento do poder de negociação junto aos fornecedores.
8-Ganhos de produtividade e de flexibilidade organizacional.
9-Economias de escala.
10-Redução de custos de componentes.
11-Contribuição á criação de empregos.
12-Preservação de empregos.
13-Valorização de imagem(PAPEL SOCIAL).
14-Emergência de uma cultura empreendedora.
15-Rotatividade do pessoal.
16-Possibilidade de atrair os melhores talentos em um mercado competitivo.
Portanto,a sociedade se beneficia por meio de criação de empresas,empregos e riquezas,uma nova dinâmica econômica local e regional,possibilidade de redução ou estabilidade tributária,desenvolvimento de dinâmicas empresariais,criação de modelos inspiradores para os jovens e para a educação e consolidação da geração de empregos em regiões mais atrasadas.